Prefeitura de Barão do Cocais – Prefeito Décio Geraldo cobra posicionamento da Vale

Malú Damázio e Lucas Eduardo Soares

O prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos (PV), ainda aguarda posicionamento oficial da Vale, responsável pela mina do Gongo Soco, após alerta de risco de rompimento da barragem de rejeitos na madrugada desta sexta-feira (8). Naquela região, vivem 477 pessoas, sendo que 288 já foram cadastradas no ginásio poliesportivo no Centro da cidade e devem ser levadas a hotéis, informou o prefeito. A cidade tem 32 mil habitantes.

Décio dos Santos afirma que os órgãos trabalham “com a pior das hipóteses”, mas alerta que atuam de forma preventiva. “Estamos aguardando uma nota da Vale para saber como está a situação e, dessa maneira, tranquilizar a população, ou alertá-la de vez. Estamos em cima deles”, destacou.

Apesar de já ter cadastrado mais da metade dos moradores daquela região, a Prefeitura de Barão de Cocais atua nos povoados de Socorro, Piteiras e Tabuleiro, pois alguns ainda estão resistentes em deixar o local. “A Polícia Militar, a Defesa Civil do Estado e do município estão tentando tirar essas pessoas.”

O chefe do Executivo municipal explicou que aproximadamente cinco barragens estão localizadas na cidade e que elas atestavam, antes do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, condições estáveis. Contudo, depois da tragédia que matou pelo menos 157 pessoas, Décio disse ter solicitado novas análises sobre essas estruturas.

“Pedimos novamente os laudos e estamos esperando. Já passou da hora. Estamos precisando, agora, para saber (a situação)”, informou. Segundo ele, isso pode causar impactos financeiro, social, mas que o mais importante neste momento “são as vidas”.

Posicionamento

Ainda na manhã desta sexta-feira, a Vale encaminhou um posicionamento, alegando que a  Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação de área à jusante da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2)”, informou.

 

 

Fonte: Hoje em Dia – 08/02/2018 ás 15:24 – https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/prefeito-de-bar%C3%A3o-de-cocais-quer-posi%C3%A7%C3%A3o-oficial-da-vale-sobre-estabilidade-de-barragem-1.692476

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *